EGO

"Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes
que aqui caleidoscopicamente registro."

(Clarice Lispector)

sábado, 24 de novembro de 2007

reflexão...

Como observadora, é difícil deixar alguns fatos passarem sem um breve comentário a respeito.
Algumas impressões minhas sobre os últimos meses de convivência em determinado grupo:

Durante alguns meses, observei a moça que falava muito bem sobre Marx. Não apenas sobre Marx, pois citava outros autores e pensadores durante as discussões travadas naquele grupo. Tão interessante que chegou a me impressionar. Admito que, pessoalmente, respeitei muito a questão intelectual ali envolvida (as características intelectuais me despertam grande interesse, mais do que outras). Mesmo que algo me dissesse, bem no fundo, que a realidade não era aquela, preferi acreditar que fosse (para o bem geral da comunidade), até porque não se deve julgar o produto pelo rótulo. Além do mais, já sabemos que rótulos servem apenas para nos ludibriar. Ou alguém realmente acredita no valor calórico estampado nas embalagens dos deliciosos biscoitos recheados?
Pois bem... Infelizmente, um comentário fora de propósito fez com que a imagem que havia construído a respeito da moça se desfizesse como uma estátua de sal em meio a um vendaval. Naquele instante, uma postura extremamente preconceituosa foi adotada. Fico imaginando o que Marx pensaria a respeito daquele comentário. Confesso que fiquei enjoada. E a ocasião me fez refletir.
Tenho medo. Tenho medo dos intelectuais (mais ainda dos pseudo-intelectuais). Tenho medo do preconceito. Tenho medo do caminho ao qual o conhecimento pode conduzir o homem. Há um certo dualismo envolvido nisso. Do mesmo modo que o conhecimento está formando grandes homens, justos e pensadores, está formando outros grandes e novos opressores. E isso me arrepia até a alma.

E por falar em Marx...

"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência."

Talvez toda aquela conversa sobre "práxis" ontem tenha afetado minhas idéias... :)

(Desculpem, mas nem sempre haverá textos oníricos por aqui...)


Nenhum comentário: