EGO

"Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes
que aqui caleidoscopicamente registro."

(Clarice Lispector)

domingo, 9 de novembro de 2008

sobre a primeira pessoa e o suicído amoroso...


A primeira pessoa é o ápice do egocentrismo: eu.
Quando escrevo em primeira pessoa, sinto uma importância egoísta que pode não existir para os outros. Mas eles - as terceiras pessoas - não querem saber de mim. Eles querem saber deles, querem olhar-se no espelho, querem ser Narciso. Mas não tu, amor. Tua segunda pessoa cobriu a primeira de flores e jardins invisíveis, de sons que fizeram eu bailar contigo. Criaste, então, outra primeira pessoa, maior, mais densa, mais valsante: nós.
Nós somos feitos de terremotos e ventania, de água salgada vertida dos espelhos dos olhos; somos o puro e devasso amor. Somos a raiva e a ternura, o pecado e a remissão. Porque eu, assim como tu, estou entranhada em mim, em ti, em todos. Somos iguais, porém diversos. Somos a semelhança entre o nascimento e a morte; somos o suicídio perfeito da alma: somos o recomeço a cada dia.
Então meu eu, menos egoísta e mais coleante, rende-se à morte. Quero morrer em teus braços, segunda-pessoa-única. Beije-me e feche meus olhos. Mata-me de amor.
Amo como uma suicida - pois todo amor leva à loucura, e a loucura, à morte. Amo em primeira pessoa a primeira pessoa, e tu - segunda pessoa - é o pouco da minha porção altruísta, é o que me leva a dar o que, inconscientemente, eu levaria para o túmulo.

4 comentários:

E agora José? disse...

Que coisa mais linda do mundo.

"Amo em primeira pessoa a primeira pessoa, e tu - segunda pessoa - é o pouco da minha porção altruísta, é o que me leva a dar o que, inconscientemente, eu levaria para o túmulo."

Me tirou o fôlego e as palavras, mas me encheu de alegria, felicidade, amor. Fazia tempo que eu não lia algo assim, obrigado.

Julio Melo disse...

prefiro a primeira pessoa do plural...

eitha coração...
belo texto
belo blog...

Priscila Boltão disse...

Cadê minha carta, dona primeira pessoa????
=)
Miss u so.
I'm out of orkut, msn and e-mails for about 15 days. If u need me, comment on my blogs, send a message or write.
Ok?
Luv ya.

LEIA SILAS Literatura Contemporânea disse...

Lindo o blogue
Viva Itararé
Silas, poetinha
veja tb
www.artistasdeitarare.zip.net
ou
www.portas-lapsos.zip.net
ou
www.campodetrigocomcorvos.zip.net